sábado, 25 de agosto de 2007

Manuel Marques Cunha

De génese autodidata, Manuel Marques Cunha (Olen/Nelo Cunha) nasceu em Aveiro em 1964.

Colaborador de agências publicitárias (Audiodecor, Publicações M4 e Danfil) nas áreas de Design, Maquetismo e criação de logotipos ou simbologia publicitária.

Curso de Formação Profissional de Pintor-Decorador Cerâmico (Nível 3) tendo exercido a actividade artística laboral na prestigiada Cerâmica Aleluia em Aveiro. Desenvolvimento de trabalhos artísticos nas áreas da azulejaria clássica (correntes estéticas do Romantismo, Realismo Paisagístico, Naturalismo, Arte Nova e Cercaduras Clássicas).

Curso de História da Azulejaria em Portugal (Partex - CPS - Fundo Social Europeu).

Curso de Design e Comunicação - Artes Gráficas (ARCO - Centro de Arte e Comunicação Visual - Lisboa).

Curso Superior de Design Multimédia - WEB Designer (CESAE - Universidade de Aveiro).

Licenciatura em Belas Artes pela ESBAL

Membro associado da Instituição Académica da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA-Lisboa), em parceria artístico-cultural com o Centro Nacional de Cultura e Fundação Calouste Gulbenkian.

Membro associado da ANAP (Associação Nacional dos Artistas Plásticos - Porto), em parceria com o Comité Nacional Português para a AIAP (Associação Internacional dos Artistas Plásticos) e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Membro participante no II e III Congressos Nacionais dos Artistas Plásticos, organizados pela ANAP no Porto.

Membro associado da SAI (Society for Art of Imagination) - Londres - Inglaterra.

Apresentador-Monitor de Belas Artes do Programa "Quartas de Cultura" no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro (organizado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro).

Colaborador dos jornais Diário de Aveiro e Campeão das Províncias na área da História da Arte.
Gerente-Comercial da Moldurstudio, Lda (Estúdio de Arte, Atelier e molduramento) - Gafanha da Nazaré e Aveiro.

A sua obra "OBERION" foi publicada na famosa revista espanhola Bellart-Bellas Artes (Ediciones Jardin, SL-Madrid - para a Europa e América Latina) tendo sido galardoada com o 1º Prémio.

Obras representadas no espólio cultural e artístico da Câmara Municipal de Aveiro, Casa-Museu de Estarreja, Centro Cultural da Gafanha da Nazaré-Ílhavo, Casa da Cultura de Paranhos-Porto, Fundação Mapfre Vida-Espanha, Fundação Dionísio Pinheiro-Águeda, Centro UNESCO-Porto, Fundação Engenheiro António de Almeida-Porto e em colecções particulares em Portugal, Espanha, Brasil, EUA, Suiça, Inglaterra, Alemanha, Luxemburgo, Canadá, Venezuela, Ilha da Madeira, Macau e África do Sul.