Estudou em Düsseldorf onde se tornou amigo de Ludwig Andreas Feuerbach. Originalmente um pintor de paisagem, os seus cursos em Bruxelas, Zurique, Genebra e Roma, levam-no à arte clássica e do renascimento, e à paisagem Mediterrânica. Estas novas influências trouxeram figuras alegóricas e mitológicas às suas composições. Em 1866 residiu em Bâle, em 1871 em Munich, em 1885 em Hottingen (Switzerland) e no fim da sua vida em Fiesole perto de Florença.
O Ilha dos mortos (Die Toteninsel) influenciou o Romantismo porque a sua pintura é simbolista dentro do estilo da Arte Nova. Pinta figuras mitológicas e fantásticas ao longo das construções da arquitectura clássica (que revelam frequentemente um obsessão com a morte) e que caíram um estranho, mundo de fantasia.
Böcklin é mais conhecido pelas suas cinco versões da Ilha dos mortos, que representa em parte o Cemitério inglês em Florença perto de seu estúdio, onde sua filha Maria
ainda bebé foi enterrada.
O Ilha dos mortos (Die Toteninsel) influenciou o Romantismo porque a sua pintura é simbolista dentro do estilo da Arte Nova. Pinta figuras mitológicas e fantásticas ao longo das construções da arquitectura clássica (que revelam frequentemente um obsessão com a morte) e que caíram um estranho, mundo de fantasia.
Böcklin é mais conhecido pelas suas cinco versões da Ilha dos mortos, que representa em parte o Cemitério inglês em Florença perto de seu estúdio, onde sua filha Maria
ainda bebé foi enterrada.